sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Origem do sistema de numeração indo-arábico

A origem do nosso sistema de numeração indo-arábico é bastante antiga. Ele surgiu, conforme http://www.iejusa.org.br/cienciaetecnologia?matematica.php, na Ásia, há muitos séculos, no vale do rio Indo, onde hoje é o Paquistão.
Foram as civilizações que floresceram após 1 500 a.C. nessa região do vale do rio Indo que desenvolveram um sistema de numeração que serviu de base para o nosso. Esse sistema era não-posicional, ou seja, colocado um dos símbolos à direita ou à esquerda de um outro, o valor dos números assim obtidos não se altera.

Até que fosse desenvolvida a numeração decimal posicional, ainda se passariam alguns séculos. Parece que o sistema de numeração posicional indiano se configurou apenas por volta do século V, mas ara a criação desse sistema decimal posicional os indianos receberam influências de muitos dos povos com os quais tiveram contato. O princípio posicional já aparecia no sistema dos mesopotâmicos. A base dez era usada pelos egípcios e chineses. Quanto ao zero, existem indícios de que já era usado pelos mesopotâmicos na fase final de sua civilização.

O grande mérito dos indianos foi o de reunir essas diferentes características num mesmo sistema numérico

11 comentários:

mirelly disse...

parabens e obg vcs mim ajudaram muito com a origem dos numeros indo arabicos virei sua fa numero 1!!!!

mirelly disse...

obg professores particulares...

Anônimo disse...

Vlw msm eh isso ajudou + eu preciisa de informações a + msm assim vlw

Anônimo disse...

Muito obrigado pela ajuda com a orígem dos números hindoarabicos, que tal se você postasse outros sistemas de numeração?
Valeu mesmo!!!

Anônimo disse...

Me ajudou bastante vlw precisava p/ o meu trabalho de matematica

Anônimo disse...

Me ajudou bastante vlw precisava p/ o meu trabalho de matematica

lukas disse...

vlw ajudo mt pro meu trabalho

Anônimo disse...

muito obrigado ajudo mt

Anônimo disse...

Obrigada por simplificar a página!Vcs tornaram a minha pesquisa paa amanhã mais fácil.....

Anônimo disse...

Obrigado mesmo professores um beijo enorme!!!

Anônimo disse...

a ajudou muito