sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Origem do sistema de numeração indo-arábico

A origem do nosso sistema de numeração indo-arábico é bastante antiga. Ele surgiu, conforme http://www.iejusa.org.br/cienciaetecnologia?matematica.php, na Ásia, há muitos séculos, no vale do rio Indo, onde hoje é o Paquistão.
Foram as civilizações que floresceram após 1 500 a.C. nessa região do vale do rio Indo que desenvolveram um sistema de numeração que serviu de base para o nosso. Esse sistema era não-posicional, ou seja, colocado um dos símbolos à direita ou à esquerda de um outro, o valor dos números assim obtidos não se altera.

Até que fosse desenvolvida a numeração decimal posicional, ainda se passariam alguns séculos. Parece que o sistema de numeração posicional indiano se configurou apenas por volta do século V, mas ara a criação desse sistema decimal posicional os indianos receberam influências de muitos dos povos com os quais tiveram contato. O princípio posicional já aparecia no sistema dos mesopotâmicos. A base dez era usada pelos egípcios e chineses. Quanto ao zero, existem indícios de que já era usado pelos mesopotâmicos na fase final de sua civilização.

O grande mérito dos indianos foi o de reunir essas diferentes características num mesmo sistema numérico

18 comentários:

mirelly disse...

parabens e obg vcs mim ajudaram muito com a origem dos numeros indo arabicos virei sua fa numero 1!!!!

mirelly disse...

obg professores particulares...

Anônimo disse...

Vlw msm eh isso ajudou + eu preciisa de informações a + msm assim vlw

Anônimo disse...

Muito obrigado pela ajuda com a orígem dos números hindoarabicos, que tal se você postasse outros sistemas de numeração?
Valeu mesmo!!!

Anônimo disse...

Me ajudou bastante vlw precisava p/ o meu trabalho de matematica

Anônimo disse...

Me ajudou bastante vlw precisava p/ o meu trabalho de matematica

lukas disse...

vlw ajudo mt pro meu trabalho

Anônimo disse...

muito obrigado ajudo mt

Anônimo disse...

Obrigada por simplificar a página!Vcs tornaram a minha pesquisa paa amanhã mais fácil.....

Anônimo disse...

Obrigado mesmo professores um beijo enorme!!!

Anônimo disse...

a ajudou muito

Rafael disse...

Valeu ajudo muito. Parabéns

Anônimo disse...

bom

Anônimo disse...

Obg

ritielly disse...

facilitou muito muito mesmo nao tive que ficar procurando vcs sao genios

julia disse...

adoreeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii otimoooooooooooooooooo obrigadoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo deus te abençoeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee continuem postando que vai ter muitos comentarios e todos vam adorar como euuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Anônimo disse...

ok!....
....
.
.
.

Anônimo disse...

~bupppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppbvgttttttttttttttttttttttttukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukukuku