sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Por que o sistema se chama indo-arábico?


Aos árabes é creditada a difusão do sistema indiano. Circunstâncias especiais favoreceram esse fato.

Até por volta do século VI , a Arábia era habitada principalmente por tribos nômades do deserto. Nessa época, poucas cidades funcionavam como centros de comércio. No século VII, teve início a religião islâmica, fundada por Maomé, que conseguiu unir as tribos do deserto.

Os seguidores de Maomé, invadindo numerosos territórios vizinhos, passaram a controlar, em pouco mais de um século, um imenso império, que se estendia da Espanha ao vale do rio Indo.

No contato com os indianos, os árabes assimilaram o sistema de numeração decimal posicional. Ao invadirem a Europa, por volta do século VIII, para lá levaram essa representação dos números.

Por terem os árabes, dessa forma, difundido o sistema numérico indiano, ele passou a ser conhecido como indo-arábico.

Como antes da invenção da imprensa, no século XV, os livros eram copiados manualmente, um a um e cada copista tinha a sua caligrafia, as letras e os símbolos para representar números foram sofrendo muitas modificações durante todos esses séculos de copiagem manual.

Fonte: http://www.iejusa.org.br/cienciaetecnologia/matematica.php

9 comentários:

Unknown disse...

Oi,esse=apostagem me ajudou muito por que eu precisava fazer um trabalho de escola que eu tinha lembrado tarde da noite e não conseguia achar nada mas ai achei essa postagem que me salvou!!!
muito legal tambem
Bia mila

Anônimo disse...

horrivel, totlme horriveell
bjs de um humanno

Anônimo disse...

Oi
Parabens pela postagem!
Quero dizer que me ajudou muito para fazer um trabalho!
Obrigada...
D:

Anônimo disse...

gostei muito do site me ajudou muito
parabens é show :)

Anônimo disse...

obrigada me ajudou bastante

Anônimo disse...

obrigada me ajudou bastante

Anônimo disse...

Obrigada,me ajudou bastante a fazer um trabalho importantíssimo!

Unknown disse...

Muito Bom, me ajudou muito em um trabalho escolar.

Unknown disse...

(Estudo dirigido de matemática)